A história se inicia em 1981, em uma fazenda de Deus Me Livre, interior de São Paulo, onde cinco crianças se conhecem de desenvolvem uma grande amizade de verão. Arthur, um paulistano que passa as férias na fazenda do tio; Elizabeth, a filha da costureira; Guinevere, a filha de uma empregada; Maria, a filha de um rico fazendeiro; e Lance, o filho de um colono. Os cinco brincam sem perceber as diferenças sociais que os separam e têm a certeza de que aquela amizade durará para sempre. Mas as férias acabam e eles nunca mais se encontram. Vinte e cinco anos depois o destino faz com que o caminho dos cinco se cruze novamente onde tudo começou – a cidade de Deus Me Livre – porém sem a inocência dos velhos tempos e longe da amizade que juraram um dia. Maria Bô se tornou uma grande modelo de fama internacional que vive na Europa desde os quatorze anos e é perseguida pela imprensa, embora tenha se afastado da família. Ela foi casada com Jean Luc, um conde francês falido que vive de aparências, porém decide voltar ao Brasil quando sua mãe falece após anos sem ver a filha.
Lance foi casado com Dorinha e teve dois filhos, porém nunca conseguiu sossegar com uma só mulher após uma desilusão na adolescência com Maria, trabalhando como personal trainer e saindo sempre com suas clientes. Arthur é um atrapalhado advogado que vive sendo traído por sua esposa, a ambiciosa e fútil esposa Vanessa, com seu amigo Juan. O rapaz perde tudo quando um esquema de corrupção na empresa que trabalha acaba recaindo sobre ele, obrigando-o a ir morar na fazenda de seu tio senil em Deus me Livre, onde ele reencontra Guinevere, o grande amor de sua vida. Ela se casou com Caco, filho do milionário Último Botelho Bulhões, que abdicou a fortuna para viver com a moça humilde, porém acabou sendo sustentado por ela por nunca conseguir emprego, tornando-se machista e alcoólatra e – num determinado ponto – acaba falecendo. Já a amargurada Elizabeth passou a vida em um convento nutrindo um ódio de seus pais, uma vez que sua mãe manteve por anos um caso com Último, no qual gerou três filhos ilegítimos, incluindo ela, embora ele nunca tenha reconhecido-os. Aconselhada pela madre superiora a deixar o convento, ela consegue se aproximar do pai antes dele morrer, fato esse que desencadeia nela toda inveja e ambição adormecidas por anos, fazendo tudo pelo dinheiro e poder, incluindo prejudicar seus amigos de infância.
Em torno da trama dos cinco protagonistas, está a cidade de Deus Me Livre, comandada pela família Botelho Bulhões, formada pelos três irmãos: Maria Clara, uma dondoca que nunca ligou para as falcatruas do marido Átila; Segundo, falecido pai de Maria que deixou uma fortuna da qual ela nunca soube o fim; e Último, um homem ambicioso que nunca se deu bem com o único filho legítimo, nem assumiu a família ilegítima, mantendo um caso secreto com a prima Morgana, que passa a comandar os negócios após sua morte.